Artigo 2º - Hino da Umbanda

Cego da nascença, José Manuel Alves nascido em 05 de Agosto de 1907, em Monção, Portugual, compositor de músicas populares (1955 "pombinha branca", "quarto centenário e outras), foi no início da década de 60 em busca de sua cura.

 

Foi procurar a ajuda do Caboclo das Sete Encruzilhadas (reencarnção do Padre Jesuíta Gabriel Malagrida e do Ser Venuziano THAMATÃE), entidade que desenvolvia o médium Zélio Fernandino de Moraes. Embora não tenha conseguido sua cura porque, segundo consta, sua cegueira era de origem CÁRMICA, José Manuel Alves ficou apaixonado pela Religião e, ainda em 1960, fez o HINO DA UMBANDA para mostrar que a LUZ DIVINA, que vêm do Reino de Oxalá, não é para ser vista com os olhos físicos, que voltarão ao pó, mas sim com olhos do Espírito, no encontro da MENTE e do CORAÇÃO.

 

O Hino foi apresentado ao Caboclo das Sete Encruzilhadas que gostou tanto do mesmo que resolveu apresentá-lo como o HINO DA UMBANDA no 2º Congresso de Umbanda em 1961, sendo oficializado na 1ª Convenção do CONDU - Conselho Nacional Deliberativo de Umbanda em Março de 1976.

 

Segue abaixo o Hino da Umbanda e a nossa interpretação da dimensionalidade desta verdadeira POESIA, que é fruto de um amor muito grande por essa religiosidade (Umbanda), oriundo de humildade e resignação ante ao CONJUNTO de LEIS do PAI MAIOR (AUMBANDAN).

 

 

                            HINO DA UMBANDA

 

REFLETIU A LUZ DIVINA,

A luz da DEIDADE (Divindade), que reflete a sua vontade de iluminar os seres dentro de uma proposta evolutiva, de amor e conhecimento unos, e que auxilia o SER ESPIRITUAL ao retorno às suas origens CÓSMICAS. 

 

COM TODO SEU ESPLENDOR,

Os Sete ORIXÁS CÓSMICOS (VIRGINAIS), que estruturam e sustentam todo o GRANDE UNIVERSO, através do fenômeno Cosmogônico BIG-BANG.

 

É DO REINO DE OXALÁ

Oxalá é o primeiro ORIXÁ, e que proporciona as aberturas dos outros ORIXÁS e as manifestações e trabalhos de todas as Entidades Espirituais que se enfeixam vibratóriamente nas linhas de tarefa dos seus respectivos ORIXÁS.  

 

ONDE HÁ PAZ E AMOR

Proposta de trabalho essencialmente CARITATIVO, sem imposições, e que visa a libertação de CONSCIÊNCIA dos seres espirituais (encarnados ou desencanados) e que ainda estão presos à materialidade e as ILUSÕES desse mundo de PROVAS E EXPIAÇÕES. 

 

LUZ QUE REFLETIU NA TERRA

Axé que sustenta toda a vida terrena nos Reinos de manifestação sobre e sob o SOLO Planetário.

 

LUZ QUE REFLETIU NO MAR

Axé que sustenta toda a vida AQUÁTICA, que corresponde e 70% do Planeta, e responsável pela origem das Espécies.


LUZ QUE VEM LÁ DE ARUANDA

Pátria Espiritual que Sustenta e Organiza todo o movimento Umbandista com sua finalidades e preceitos CRÍSTICOS.

 

PARA TUDO ILUMINAR

Proposta "Mão na massa", ou seja, trabalhar pela higienização planetária descendo nas FURNAS e ABISMOS inimagináveis a muitos, e com finalidade de AJUDAR ou RETER os chamados ESQUERDISTAS do CRISTO.


A UMBANDA É PAZ E AMOR

Objetivo de aproximar todas as RELIGIÕES, FILOSOFIAS e CIÊNCIAS, numa proposta terapêutica de DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO, INTRA-RELIGIOSO e INTERDISCIPLINAR.

 

É O MUNDO CHEIO DE LUZ

Finalidade de Promover a PAZ MUNDIAL, através do respeito incondicional e valorização pelas DIFERENÇAS.

 

É A FORÇA QUE NOS DÁ VIDA

Religiosidade que CANALIZA o AXÉ (energias), através de seus cultos de RESPEITO ao SAGRADO, realizados nos chamados sítios vibratórios.

 

E A GRANDEZA NOS CONDUZ

A grandeza pela enorme variedade de manifestação das várias formas de apresentação, sem discriminação, e que segue o ditado: "A União faz a Força."


AVANTE FILHOS DE FÉ

Avante Seareiros, sem medo, nem vergonha, aceitando que somos Umbandistas e nos posicionando como tal perante a Sociedade como um todo, e realizando os preceitos libertadores dessa Religião de LUZ.

 

COM A NOSSA LEI NÃO HÁ

A Umbanda possui LEIS específicas de libertação das Consciências, baseadas e firmadas no Evangelho do CRISTO.


LEVANDO AO MUNDO INTEIRO (2X)

Não há fronteiras FÍSICAS e ASTRAIS para a Umbanda realizar os seus OBJETIVOS. 

 

A BANDEIRA DE OXALÁ !

AMOR, VERDADE E A VIDA, através da Caridade com renúncias, sem preconceitos, sem imposições e sem MEDOS, pois quem serve ao próximo, serve a SI MESMO.

 

 

" A Umbanda é coisa séria, pra gente séria".

- Caboclo Mirim.