Artigo 1º - Fauers

No dia 15/11/2010, ocorreu o primeiro aniversário da FAUERS, fundada pelo irmão de fé, Everton Alfonsin, no qual a Seara foi gentilmente convidada a participar com muito orgulho e respeito por tal instituição.

 

A FAUERS significa Federação Afro-Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul, e tem como objetivo unir, orientar e realizar uma aproximação a todas as Instituições Espiritualistas, através do diálogo intra-religioso e inter-religioso, de maneira fraterna e com respeito incondicional pelas diferenças.

 

O que me chamou a atenção nesta Instituição, é que ela não cobra nenhuma taxa de inscrição e mensalidade pela filiação, o que me recorda rapidamente o AVISO e ALERTA do insígne CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS para a prática de não vivermos pela Umbanda e sim para a Umbanda, numa proposta de renúncia, sacrifícios (com prudência) e dedicação a prática simples da CARIDADE.

 

Numa opinião pessoal, eu David, vejo a criação da FAUERS como o terçeiro grande marco Histórico para a Umbanda, principalmente para os Gaúchos:

 

- O primeiro marco histórico foi o advento do Caboclo das Sete Encruzilhadas através da mediunidade de um menino de 17 anos chamado Zélio Fernandino de Moraes em 15/11/1908, trazendo uma proposta de uniformização da Umbanda através de conceitos claros e bem definidos sobre os fundamentos da DIVINA LUZ (Umbanda) ;

 

- O segundo marco histórico foi a inauguração da FTU (faculdade de teologia umbandista), pelo Sacerdote Franscisco R. Neto, que simplesmente mostrou ao mundo que a Umbanda possui uma identidade própria e não é uma religião de "PERIFERIA", ou marginalizada como muitos a professam;

 

- O terceiro marco histórico foi a criação da FAUERS, uma FEDERAÇÃO voltada ao social, cultural e religioso, com uma proposta de unir todas as religiões, sem imposições doutrinárias e sectárias. 

 

Alguns Umbandistas me criticaram pela filiação da Seara à FAUERS, pois me lembraram que a Umbanda não deve ser CODIFICADA (imposições de regras) por nenhuma Federação ou "Hierarquia de Mando".

 

Entendi o apelo ao bom senso dos irmãos de fé, porém quero explicar a todos que a FAUERS, é uma Instituição Espiritualista e essencialmente caritativa, que apenas possui o termo FEDERAÇÃO, e que na verdade vem com uma proposta de mudar esse conceito de autoritarismo das Federações vigentes em vários segmentos espiritualistas. Pois como bem disse o nosso irmão de fé, Everton (KAKO),

"Ninguém pode entrar na casa de seu irmão e decorá-la conforme o seu próprio gosto e vontade".

 

Portanto, parabéns a FAUERS pelo primeiro de muitos aniversários que iremos presenciar juntos, e em nome de todos os integrantes da nossa humilde Seara, desejamos vida longa a essa FEDERAÇÃO ESPIRITUALISTA UNIVERSALISTA E CONVERGENTE, abençoada por todos os ORIXÁS.

 

Mais informações sobre o evento de aniversário da FAUERS:

WWW.fauers.com.br

 

 

Saravá fraterno, e muito axé a todos,

David Bohrer, zelador da Seara.